Você já ouviu falar na estratégia da cauda longa?

Entenda como e por que a estratégia da cauda longa tem ganhado espaço no mundo do marketing e trazido bons resultados de negócio.
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Entenda como e por que a estratégia da cauda longa tem ganhado espaço no mundo do Marketing e trazido bons resultados de negócio.

O que é Cauda Longa?

Criada por Chris Anderson em 2006, a estratégia de cauda longa trata-se de uma nova abordagem de mercado, que retira o foco do mercado de massa e traz uma nova perspectiva: o mercado de nichos.

O mercado de nichos é caracterizado por sua diversidade e peculiaridades. Ele oferece ao empreendedor uma chance de otimizar a conexão entre os clientes e o produto.

Investir na cauda longa significa lidar com vários produtos de baixa demanda, o que oferece mais possibilidades para que o cliente se identifique com o produto e fique satisfeito com sua aquisição.

Hoje, há cada vez mais nichos de público-alvo fomentados pelo mercado online. Do mercado de massa em que havia espaço apenas para poucas empresas e produtos passou-se a um mercado mais fragmentado, ilustrado pela cauda longa.

Neste novo cenário, é essencial saber que cada produto é responsável por um público-alvo diferente e necessita de um sistema de precificação personalizado.

O mercado online

A disseminação das compras online faz com que os custos de produção e distribuição de produtos sejam reduzidos drasticamente, dando espaço para investimentos nos produtos inseridos na cauda longa.

Além disso, a rapidez com que as informações circulam na internet cria um ambiente propício para a divisão ainda mais clara entre os nichos de mercado, estimulando, assim, a diferenciação desses mesmos produtos e vice-versa.

Entretanto, nesse mar de novidades, surge um novo obstáculo: como ser notado no mercado online?

As long tail words ou palavras-chave de cauda longa

Mecanismos de busca como Google e Yahoo são responsáveis por ranquear as buscas de acordo com o que é inserido no campo de pesquisa, dessa forma, quanto mais similar as palavras do campo de busca às palavras existentes no seu site, maiores são as chances de que seu produto apareça entre os primeiros resultados da busca.

As palavras chave de cauda longa possuem exatamente o intuito de fazer referência aos termos utilizados na busca. Mas o que elas são de fato?

Para entender o que são as long tail keywords é preciso se colocar no lugar do cliente e que termos usaria se estivesse em busca de um produto na internet. Por exemplo, para acessar uma loja de roupas vintage, você digitaria “comprar roupas vintage online” ou algo similar a isso. Ou seja, uma frase de três ou quatro palavras para uma busca mais personalizada.

De acordo com o Google, 70% das buscas são feitas com termos específicos. Por isso, essas palavras devem aparecer recorrentemente, seja no seu site ou na descrição do seu produto, para que seu marketing digital comece a ser efetivo.

Dessa forma, seu produto será encontrado de forma mais rápida e certamente se encaixará de maneira mais adequada ao desejo do consumidor. Esse é o segredo das palavras-chave de cauda longa.

Apesar de apresentarem um menor número de buscas em relação às palavras genéricas, as long tail keywords têm, em contrapartida, maior poder de conversão, uma vez que proporcionam uma busca mais assertiva.

A qualificação do lead também é outro benefício das palavras-chave de cauda longa. Os consumidores que ainda não estão preparados para a compra, em geral, procuram palavras mais genéricas como “roupas vintage”.

Essa diferenciação contribui para que apenas leads prontos para a compra sejam direcionados para a aba de conversão do seu site, já na última etapa do funil de vendas. Já os leads menos aptos à compra podem ser direcionados para conteúdos que os qualifiquem e os incitem a comprar no futuro.

Como aplicar

A estratégia de cauda longa, portanto, possui uma diversa gama de aplicações. Faz parte de uma nova visão de mercado ajuda os empreendedores a conquistar leads mais qualificados, baseados na percepção dos nichos, que se expandem e se diversificam cada vez mais.

Se você quer conhecer mais sobre o mercado em que seu negócio está inserido ou até mesmo estruturar melhor o seu marketing, entre em contato conosco! Se quiser ler mais sobre marketing e negócios, acesse o nosso blog.



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