Precificação: ESTAT

O serviço de Precificação é usado para definir o preço ótimo de algum produto ou serviço de uma empresa.
Autor:

O serviço de Precificação é usado para definir o preço ótimo de algum produto ou serviço de uma empresa.

Sobre o cliente

A ESTAT Consultoria oferece há mais de 21 anos serviços de consultoria estatística de qualidade. Sempre agregando valor ao negócio de seus clientes. Uma das principais funções da empresa é converter estatísticas complicadas em informação de fácil acesso ao usuário. Parceiros desde 2014, Econsult e ESTAT sempre buscaram formas de trocar conhecimentos e crescerem juntas.

Necessidade:

Estabelecer o preço ideal para cada projeto

Devido ao grande número de variáveis que podem influenciar um serviço estatístico, definir o preço certo para cada projeto é muito difícil e sensível, pois qualquer erro na precificação pode gerar prejuízo para a empresa. Buscando evitar esses erros, a ESTAT buscou a Econsult para definir uma maneira clara e objetiva de definir o preço dos seus serviços.

Adaptar a metodologia da precificação para a realidade de uma empresa júnior

Muitas das dificuldades de definir o preço correto envolviam compreender as diferenças entre a hora de trabalho de um estatístico cursando a graduação e um já formado. Para solucionar o problema, fizemos uma pesquisa de mercado junto de empresas seniores juniores de, adaptando as soluções a realidade da ESTAT.

Etapas do Projeto

1 – Diagnóstico

Compreensão dos produtos da empresa e análise financeira.

2 – Análise de custos

Análise dos custos fixos e variáveis de cada projeto.

3 – Pesquisa de mercado

Pesquisa entre empresas seniores e EJs de estatística para auxiliar na precificação.

4 – Obtenção do preço ótimo

Com base nas etapas anteriores e na análise histórica da empresa foi calculado da margem de lucro ideal e preço final de cada projeto.

Precisa de uma Estudo de Mercado completo? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Análise de custos

Foi feito uma análise das finanças da empresa, buscando definir os gastos fixos e variáveis. Além disso esta etapa do projeto buscou analisar os projetos antigos, levando em conta preço, prazo e escopo, para entender como distribuir os custos entre os projetos.

Análise dos custos fixos

Foi feita uma análise criteriosa dos custos da empresa nos últimos 3 anos.

Análise dos custos variáveis

Por não considerarem de maneira padronizada todos os custos variáveis, a ESTAT acabava tendo gastos extras que não haviam sido previstos, tais como o custo do deslocamento até o local para aplicação de um questionário e alimentação caso o membro permaneça lá por muito tempo.

Índices

Esta etapa buscou metrificar outras variáveis do projeto, além de custos fixos e variáveis. Tendo isso em vista, foi determinado a diferença entre a hora consultor de cada um dos serviços e a criação de um índice para outros fatores que a ESTAT considerou importante.

Ajuste da hora consultor de um estatístico a realidade da EJ

O Conselho Federal de Estatística (CONFE) fornece uma tabela com o preço recomendado para cada serviço estatistico, por se tratar da realidade de uma EJ, era necessário adaptar a tabela tendo em vista o grau de dificuldade de execução para os membros da empresa . Muitos dos projetos exigem matérias que apenas membros de semestres mais avançados tem conhecimento. Após uma reunião com o cliente, definimos os niveis de dificuldade de cada serviço que ajustados a tabela CONFE definiu a hora de ideal para cada um.

Criação de um índice que levasse em consideração as particularidades de cada projeto

Além da dificuldade de cada matéria, era necessário encontrar uma forma de considerar aspectos específicos de cada projeto. Tendo isso em vista, foi criado um índice que leva em consideração o nível de alocação, dificuldade, satisfação e potencial do projeto.

Definição da hora consultor

Com base na análise de gastos e no número de membros durante o periodo observado, é definido a hora consultor ideal a partir da base de dados de projetos.

Precificação

A partir do número de horas trabalhado e da equipe alocada em determinado projeto, é possível estabelecer o preço ideal.

Determinação de uma margem mínima e margem ideal

Com base na pesquisa de mercado aplicada tanto em empresas seniores como em juniores, foi determinado a margem de lucro para os serviços da ESTAT.

Preço final e síntese da precificação

A precificação permite visualizar todos os fatores determinantes do preço: custos fixos, váriaveis, margem de lucro e de negociação. Assim, são sugeridos alguns valores para o projeto, sendo o primeiro o preço mínimo de atratividade para realização do projeto, seguido do ideal e do de negociação. Este corresponde ao valor apresentado em reunião, o qual é um pouco acima do ideal para estabelecer uma margem de negociação.

Planilha automatizada

Com o intuito de tornar a planilha útil ao longo dos anos, toda a planilha encontra-se automatizada, requisitando somente pequenas atualizações das bases de dados.

Maneira clara de determinar o preço dos projetos

Antes da precificação, o preço de muitos projetos era inferior ao esforço dos membros alocados, isso acabava prejudicando o lucro da empresa e desmotivava a equipe. Com a precificação, esse cenário foi revertido.

Depoimento do cliente

Os membros tinham muito medo de trabalhar na área de negociação por que não sabiam precificar e devido a falta da metodologia era só quem se envolvia bastante em projetos que tinha esse conhecimento. O maior benefício foi o de dar confiança para as pessoas que não tem experiência que elas conseguem precificar.

William Rappel – ESTAT Consultoria

Precisa de uma Estudo de Mercado completo? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Equipe responsável pelo projeto

José Bernardo

Gerente de Projetos

Responsável pela revisão dos sprints e organização das etapas.

Gabriel Couto

Consultor

Responsável pela execução do projeto.