Modelagem Empresarial: Amplexus

Conheça o case completo do projeto de Modelagem Empresarial desenvolvido pela Econsult para a Amplexus, uma startup que oferece acompanhamento domiciliar para pessoas com doença cardíaca.
Autor:

Conheça o case completo do projeto de Modelagem Empresarial desenvolvido pela Econsult para a Amplexus, uma startup que oferece acompanhamento domiciliar para pessoas com doença cardíaca.

Sobre o cliente

A Amplexus é uma startup no ramo da saúde (MedTech) que se propõe a oferecer um serviço de acompanhamento domiciliar para pessoas com doença cardíaca. Um conceito novo no contexto nacional, mas que já possui alguns exemplos fora do país.

Inicialmente, sua atuação está voltada exclusivamente para o Distrito Federal, com possibilidade de ampliação futura para outros estados, especialmente no norte e no nordeste do país. O nome da empresa refere-se a uma palavra com origem no latim, que significa “abraço” ou “demonstração de afeto e carinho”.

Missão

“Promover um atendimento humanizado e de excelência para portadores de doença cardíaca, reduzindo internações e impactando a qualidade de vida dos pacientes.”

Necessidade:

Atendimento Personalizado e Especializado

A Amplexus chega ao mercado para atuar em cima de algumas necessidades do setor médico em prover um atendimento contínuo e personalizado especificamente para portadores de doença cardíaca.

Reduzir Internações e Complicações

Imersa em um contexto em que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), a atuação da Amplexus visa reduzir o número de internações e complicações relacionadas a esta, por meio da promoção do tratamento domiciliar.

Etapas do Projeto

1 – Definição do Conceito do Negócio

Construção e validação do modelo de negócios proposto pelos clientes.

2 – Análise de Estrutura e Operações

Tem a finalidade de orientar o gerenciamento da empresa e consolidar seus processos internos.

3 – Análise de Produtos e Serviços

Entendimento do serviço prestado pela Amplexus, bem como seus benefícios e diferenciais.

4 – Análise Microeconômica

Análise dos principais aspectos microeconômicos que afetam a empresa: Público-Alvo, Concorrência, Localização, Vantagens Comparativas e Impactos Socioambientais.

5 – Análise Financeira

Custos, despesas e projeção de receitas da empresa, bem como a precificação do serviço. Além disso, são apresentados o fluxo de caixa projetado e os indicadores de desempenho.

Quer começar um novo empreendimento? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Modelagem Empresarial

Foi elaborado um documento contendo uma análise completa do setor em que a empresa irá se inserir, do modelo de negócio inovador proposto pelos clientes, validação das premissas e a viabilidade econômica- financeira baseadas em indicadores.

Definição do Conceito do Negócio

Definição de premissas fundamentais que irão nortear toda a análise do empreendimento. Além disso, aspectos legais e a Missão, Visão e Valores da Amplexus também foram abordados nessa etapa.

Análise de Estrutura e Operações

Etapa onde a estrutura da Amplexus foi definida, bem como suas operações. Sua finalidade é orientar o gerenciamento da empresa e esclarecer seus processos internos, de modo a garantir melhor organização, tanto para o dia a dia da empresa, quanto para a validação das hipóteses determinadas.

Análise de Produtos e Serviços

Definição dos serviços a serem prestados pela Amplexus, explorando, também, fatores complementares ao serviço principal do negócio. Em seguida, foram analisados seus benefícios e diferenciais, esclarecendo os ganhos que os serviços podem gerar tanto para os clientes, quanto para outras empresas. A partir do estudo traçado podemos comprovar a influência direta da Amplexus na redução de internações hospitalares, na redução de gastos para hospitais e convênios, no aumento da qualidade de vida do paciente e outros.

Análise Microeconômica

Estudo dos principais fatores microeconômicos que influenciam o desempenho da Amplexus: Localização do empreendimento, público-alvo do serviço, impactos socioambientais gerados, concorrência indireta com Home Care e as vantagens comparativas frente aos serviços já oferecidos no mercado.

Análise Setorial

A análise setorial, com base em drivers, permite identificar algumas estratégias adotadas no setor, além dos fatores externos que podem exercer influência direta nas atividades da empresa. Os drivers analisados foram:

  • Incidência de doenças cardiovasculares;
  • Complicações decorrentes da doença cardíaca;
  • Evolução do setor de saúde e home cares;
  • Perfil demográfico e socioeconômico do público-alvo;
  • Setor médico.

Análise Financeira

Planilha automatizada de Viabilidade Econômica-Financeira em que foram elencados os investimentos iniciais, a mão de obra/encargos, projeção de receitas e estrutura de custos. Além disso, foi traçada a precificação do serviço, bem como a análise dos indicadores a partir do fluxo de caixa projetado.

Resultados obtidos

Viabilidade da Proposta de Valor

Por se tratar de uma startup, inserida em um contexto de incerteza, o estudo realizado buscou validar o real impacto da empresa na vida dos portadores de doença cardíaca, conseguindo traçar diferenciais substanciais da Amplexus frente ao mercado.

Traçar Viabilidade do Negócio

A partir da análise econômica-financeira pode ser traçado cenários de operacionalização da empresa, de forma que o crescimento da empresa fosse constante e sustentável. Ao final, os clientes tiveram clareza dos investimentos a serem feitos e o retorno potencial em termos de desempenho financeiro e lucro.

Pretende abrir um novo negócio? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Isabela Jerônimo

Gerente de Projetos

Responsável pela revisão dos sprints e aconselhamento.

Emanuel Santos

Consultor

Responsável pela execução do projeto.

Giovanna Bernardes

Consultor

Responsável pela execução do projeto.