Saiba o que é índice de rentabilidade e como calcular

Autor:

É evidente que compreender se uma empresa em questão está gerando lucros é fundamental para que seus gestores e agentes externos, como possíveis investidores estejam alinhados com a gestão financeira e possam ponderar acerca das atitudes a serem realizadas. Assim, os índices de rentabilidade visam facilitar este processo e proporcionar uma melhor análise da situação de uma empresa.

Portanto, o índice de rentabilidade pode ser utilizado tanto por uma ótica interna para a visualização e solução de problemas relacionados à geração de lucro da empresa quanto por uma ótica externa para que investidores estudem sobre a possibilidade de um possível aplicação financeira.

Para facilitar tal análise, neste post serão elencados e descritos os principais indicadores de rentabilidade, assim como a maneira correta de calculá-los, e assim facilitando a adoção para a realidade empresarial. 

Afinal, o que é Índice de Rentabilidade?

Assim como foi dito anteriormente, os diferentes índices de rentabilidade possuem o objetivo de demonstrar se as atividades de uma empresa estão possuindo retorno financeiro e caso sim, qual o valor deste. Dessa maneira, estes índices podem sinalizar como ocorreu o desempenho financeiro em um cenário histórico ou até mesmo projetar como será o comportamento dos lucros futuros.

Sob uma perspectiva mais simples, estes indicadores irão sinalizar se as práticas e atividades da empresa na totalidade estão sendo financeiramente positivas, e assim sendo inclusive passíveis de orientar as mudanças que serão feitas visando contornar possíveis problemáticas.

Apesar de os índices serem quantitativos, ou seja, representados em números, após o cálculo destes os resultados podem ser visualizados de forma quantitativos, orientando o funcionamento e as ações do empreendimento. E assim, estes resultados poderão ser utilizados em discussões e ponderações acerca do planejamento estratégico da empresa.

É importante ressaltar que para a obtenção destes índices se dá necessário a realização de cálculos que estarão utilizando informações contábeis. É fundamental que a empresa esteja bem estruturada financeiramente, tornando possível a realização dessas apurações.

Para facilitar este processo no próprio blog da Econsult existem diversos conteúdos sobre estruturação financeira. 

Quais são os Principais Índices de Rentabilidade?

Entre os índices de rentabilidade mais comuns e amplamente utilizados no meio empresarial estão:

  • Margem Líquida;

Este índice visa relacionar o lucro líquido com a receita líquida, assim é possível analisar o esforço de uma empresa na geração de receita para a obtenção do lucro ou prejuízo daquele período. Em termos mais simples, será observado se a receita da empresa está sendo convertida em lucro líquido.

Fórmula para Índice de Rentabilidade
Elaboração: Econsult
  • Margem Bruta;

Assim como a Margem Líquida, este indicador estará relacionando o lucro com a receita da empresa, porém neste caso estará sendo utilizado o lucro bruto ao invés do líquido. Portanto, a Margem Bruta é fundamental para compreender o quão efetivo está sendo as compras e vendas de mercadorias de uma empresa.

Fórmula para Índice de Rentabilidade
Elaboração: Econsult
  • Retorno sobre o Ativo (ROA);

O Retorno sobre o Ativo estará relacionando o lucro operacional com os ativos de uma empresa, demonstrando assim qual está sendo o retorno financeiro para cada real aplicado nos ativos. Por este motivo, o ROA é muito importante para que seja verificado a efetividade de cada ativo que a empresa detém.

Fórmula para Índice de Rentabilidade
Elaboração: Econsult
  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE);

Este índice relaciona o lucro líquido com o patrimônio líquido que é representado pelo o valor que os sócios da empresa em questão possuem. Dessa maneira, estará sendo revelado o quão efetivo está sendo a utilização dos investimentos realizados pelos os acionistas para a geração de lucro. 

Fórmula para Índice de Rentabilidade
Elaboração: Econsult
  • Giro do Ativo;

O Giro do Ativo relaciona a receita líquida de uma empresa com o montante de ativo. Este índice é fundamental para compreender como a empresa está utilizando os seus ativos para a geração de receita, demonstrando assim o quão efetivo está sendo a utilização dos recursos que esta dispõe.

Fórmula para Índice de Rentabilidade
Elaboração: Econsult
  • Payback.

Por último, o Payback é um indicador que visa representar a viabilidade de uma empresa ao longo do tempo, assim relacionando o investimento inicial com os ganhos do período. Portanto, será sinalizado enquanto tempo o investimento inicial será retornado financeiramente, ou seja, quando o lucro acumulado será equivalente à aplicação financeira inicial.

Fórmula para Índice de Rentabilidade
Elaboração: Econsult

E para finalizar

A partir dos indicadores apresentados acima, torna-se claro que existem diversas maneiras para mensurar a rentabilidade de uma empresa. Dessa maneira, foi possível perceber que diferentes índices estarão verificando a utilização dos ativos e até o valor investido pelos acionistas.

Em virtude disso, a utilização dos índices é muito interessante que sejam realizados os cálculos de diferentes indicadores, tendo uma visão geral da efetividade financeira do funcionamento da empresa.

Esta grande gama de finalidades e funcionalidades demonstra o potencial de aproveitamento administrativo ao se realizar o cálculo destes indicadores, apresentando que estes podem ser essenciais tanto para a evolução interna da empresa quanto para agentes externos que desejam investir naquele negócio.