Você conhece o processo de fusão e aquisição de empresas?

Para começar, é importante entender o que são fusões e aquisições (M&A – do inglês Merge and Aquisition), assim como a diferença entre eles.
Autor:

Para começar, é importante entender o que são fusões e aquisições (M&A – do inglês Merge and Aquisition), assim como a diferença entre eles.

A fusão ocorre quando duas ou mais empresas se juntam e formam uma nova. É válido ressaltar que, nesse processo, as duas sociedades já existentes desaparecem, formando uma terceira, nova, sociedade. Um exemplo famoso é a fusão da Sadia com a Perdigão, formando a empresa Brasil Foods (BRF).

Já a aquisição acontece quando uma empresa obtém a participação majoritária de outra empresa – ou seja, a empresa compradora adquire a maior parte ou até todas as ações da empresa comprada. Um exemplo brasileiro foi a compra do HSBC pelo Bradesco.

Diferentemente da fusão, ao ocorrer a aquisição, a empresa adquirente mantém seu nome e sua estrutura legal. Para o empreendimento adquirido, há a possibilidade de ele deixar ou não de existir, mas é necessário que suas operações sejam integradas às do adquirente.

Quais são as vantagens?

A maioria das vantagens do processo de fusão e aquisição estão relacionadas ao poder e à escala das empresas. Em primeiro lugar, o M&A resulta em uma nova empresa, maior que os empreendimentos que a originaram. 

Além disso, pode ocorrer a diminuição de custos e o aumento das receitas. Por exemplo, os gastos com a sede poderiam diminuir, tendo em vista que há a possibilidade de as empresas operarem em um espaço comum. Já o crescimento das receitas se dá por um aumento no mercado consumidor, possibilitando maiores vendas.Outro exemplo diz respeito à diminuição do poder de barganha dos fornecedores. A razão para isso é que a empresa formada pela fusão e aquisição obterá uma parcela maior do mercado (market share), ou seja, a receita dos fornecedores dependerá mais das compras realizadas pela nova empresa, significando que poderá ocorrer uma negociação maior em relação aos preços dos insumos.

Qual desses processos é adequado para minha empresa?

Anterior ao processo de fusão e aquisição é feito, usualmente, o valuation das empresas envolvidas. Isso acontece porque é importante saber se a decisão é interessante do ponto de vista estratégico e financeiro dos empreendimentos, análises presentes no valuation.Quer saber mais sobre o serviço de valuation? Clique aqui.


Precisa de ajuda para abrir sua empresa? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita