Funil de vendas: expanda sua base de clientes

O funil de vendas ou pipeline de vendas é uma ferramenta utilizada para estruturar o processo de convencimento e conversão, e muito útil para conseguir mais clientes.
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Entenda o que é funil de vendas e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer mais.

Muitos empreendedores têm dificuldade em transformar visitantes casuais em clientes. Isso acontece, na maioria das vezes, pela falta de um funil de vendas da empresa, parte essencial de um Plano de Marketing.

O funil de vendas ou pipeline de vendas é uma ferramenta utilizada para estruturar o processo de convencimento e conversão. Consiste, então, em uma demonstração visual do processo de venda, desde o surgimento de um potencial cliente até o fechamento de uma venda ou contrato.

Etapas do funil de vendas

Uma das estruturas relacionadas ao conceito de funil de vendas divide o funil nas etapas de Visitante, Lead, MQL (Marketing Qualified Lead), SQL (Sales Qualified Lead) e Cliente.

Cada uma dessas etapas é de suma importância para que o processo de captação e venda seja menos dispendioso e mais efetivo.

Funil de Vendas
Etapas do funil de vendas

Visitantes e Leads

Os visitantes são aquelas pessoas que visitam o site da sua empresa, por exemplo, mas não chegam a interagir com a marca diretamente. Apenas passam ou até leem o conteúdo da página, mas não realizam nenhum tipo de cadastro ou conversão.

Nessa primeira etapa, os indivíduos sabem da existência do seu produto, mas não demonstram interesse em conhecer melhor a marca. Para levar essas pessoas ao próximo nível do funil, uma boa estratégia é investir em landing pages, nas quais haja a possibilidade de acesso a conteúdos exclusivos, por exemplo.

Nas landing pages, ou páginas de cadastro, é possível solicitar o cadastro dos visitantes e obter informações de contato para uso futuro. A partir daí tem-se uma abertura para o processo de qualificação e atingimento do segundo nível: os leads.

Leads é como são chamadas as pessoas que entram no seu site e de fato se interessam pelo conteúdo. Essas pessoas consideram a sua empresa como uma fonte de informação confiável e querem receber produtos alinhados com os seus interesses.

Usuários deste nível devem ser constantemente alimentados com conteúdos que gerem valor para eles. A partir desse ponto, o potencial cliente passa a enxergar suas demandas de forma mais clara e também como você pode ajudá-lo.

Durante esse processo de convencimento é de suma importância que você deixe claro quais são as finalidades do seu produto, sem deixar espaço para interpretações dúbias ou desalinhadas.

MQL, SQL e Clientes

Já o terceiro nível,  Marketing Qualified Lead (MQL), representa as pessoas que identificaram um problema e estão buscando ajuda para solucioná-lo. É bem provável que o MQL faça a análise de diversas opções, antes de chegar até sua marca.

Para convencê-lo de que o seu produto é a melhor opção, é importante reforçar o quão qualificado e resolutivos são seus serviços, uma vez que o potencial cliente ainda está analisando conteúdos para tomar uma decisão.

No quarto nível, de Sales Qualified Lead (SQL), além de conhecerem amplamente seus problemas, as pessoas também sabem que o seu produto é capaz de solucioná-lo. Aqui é hora de agir.

Os potenciais clientes dessa etapa devem ser colocados como prioridade na agenda de reuniões, uma vez que são os mais qualificados e têm maior chance de tornarem-se clientes de fato.

As reuniões, tanto de diagnóstico como de solução, passam a ser pontos cruciais para dar início à negociação e chegar à última etapa, quando surge um cliente. Nesse momento, resta apenas realizar o melhor serviço possível para garantir sua volta.

Foco em resultados

Por tudo apresentado aqui, fica claro que a implementação de um bom funil de vendas é capaz de gerar um processo de vendas personalizado, efetivo e certeiro, e pode até evitar gastos de recursos desnecessários.

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