Consultoria Financeira Empresarial: Tudo o que você precisa saber sobre ela

Autor:

Uma empresa de consultoria financeira empresarial é responsável por identificar possíveis problemas nas empresas, solucionando-os por meio de serviços que são executados através de algumas metodologias. Estas soluções serão desenvolvidas por meio de consultores, os quais são pessoas encarregadas de analisar a empresa e desenvolver uma resposta ideal para esta.

Uma questão muita apontada por alguns clientes é se os serviços de consultoria só são adequados para empresas médias e grandes, mas a verdade é que estes serviços também são essenciais para pequenas empresas e para pessoas que querem desenvolver uma. Isto faz com que estes clientes tracem um plano de ação estratégico, a fim de proporcionar o melhor resultado possível para a empresa e para melhorar a sua gestão.

Mas afinal, qual e importância da consultoria financeira empresarial?

As análises fornecidas por uma consultoria financeira empresarial contém informações indispensáveis para o desenvolvimento de estratégias e para a melhoria da gestão interna, da organização e das operações de um negócio. A ausência desses dados pode induzir os administradores a erros nocivos à saúde da empresa.

  • Problemas financeiros

Um desses erros é a falta de planejamento das finanças da empresa. Assim, muitos negócios apresentam dificuldade em identificar suas maiores fontes de receitas e de despesas por não ter uma estruturação financeira adequada. Esse descuido com as contas do empreendimento pode comprometer a sua capacidade de cumprir as dívidas e de ser sustentável economicamente, dificultando a obtenção de lucro.

  • Ineficiência

Alguns empreendimentos, por exemplo, gastam mais recursos na produção de um bem ou serviço do que é necessário. Esse comportamento, decorrente da falta de gestão operacional, cria despesas desnecessárias e prejudica a produtividade e a eficiência de uma empresa, dificultando para ela alcançar o máximo do seu potencial.

  • Falta de competitividade

As consultorias empresariais realizam análises de mercado, serviços importantes para mostrar à empresa qual é o seu grau de competitividade diante dos rivais e como ela pode ser aprimorada. A falta dos conhecimentos oferecidos por essas análises dificultam para o negócio a identificação das ameaças, oportunidades e tendências do setor em que está inserido. Isso pode impedir a incorporação das inovações e dos diferenciais que os clientes buscam no empreendimento, impactando negativamente sua competitividade em relação aos seus concorrentes.

  • Preços Incoerentes

Outro problema enfrentado por diversas empresas é a definição incorreta do valor de suas mercadorias ou serviços. Esse erro, que pode ser corrigido com as informações proporcionadas pela consultoria empresarial, determina se o seu negócio vai apresentar lucro e se vai ser sustentável financeiramente.

Dessa forma, caso os preços sejam, por exemplo, muito elevados em relação aos rivais, a empresa não apresentará uma alta demanda, já se forem muito baixos, o empreendimento pode ter prejuízos. Os consultores financeiros chegam ao preço ideal para cada negócio analisado.

Além de contribuir para a solução de todos esses problemas, os serviços de consultoria empresarial ajudam  os empreendimentos a passarem por crises econômicas com saúde financeira e apontam quais são as melhores abordagens de mercado.

Por que fazer uma consultoria financeira empresarial?

Como a empresa de consultoria financeira ajuda a encontrar e solucionar diversos problemas, existem muitos benefícios que vem com a solução. Alguns destes benefícios são os seguintes:

  • Aumento do conhecimento sobre a área de finanças

Uma empresa de consultoria financeira pode lhe capacitar para entender mais a respeito das informações financeiras da sua empresa, fazendo até mesmo com que você planeje melhor o futuro da empresa. Além disto, esta pode lhe ajudar a estruturar melhor as suas contas, permitindo que você tenha novos insights e consiga otimizar os resultados.

  • Otimizar resultados

Uma empresa de consultoria financeira pode lhe ajudar a otimizar alguns gastos que o seu empreendimento possa estar tendo, afetando positivamente a saúde financeira da empresa, contribuindo para que esta opere melhor, já que estes gastos poderiam ser evitados. Assim, a empresa acaba tendo uma maior lucratividade e um melhor gerenciamento.

  • Calcular o preço de mercado da sua empresa

Quando um empresário quer vender a sua empresa para alguém, ou até mesmo só entender como está a avaliação dela, este pode ser auxiliado por uma empresa de consultoria financeira, para que essa possa determinar quanto sua empresa está valendo. Isto faz com que este se sinta mais seguro para vender o seu empreendimento, sem ficar se questionando se aquele valor negociado era o valor justo, além de poder diminuir o poder de barganha do comprador, já que o vendedor pode mostrar o estudo feito a respeito do seu empreendimento.

  • Analisar a viabilidade da empresa

Para as pessoas que pretendem começar um negócio, uma empresa de consultoria financeira pode lhe ajudar a entender a viabilidade do empreendimento, ou seja, podem lhe mostrar o quão rentável é o seu empreendimento, além de mostrar alguns indicadores, como em quanto tempo você terá o retorno do valor investido.

  • Ser mais competitivo no mercado

Com o auxílio de uma empresa de consultoria financeira, é possível entender como os seus concorrentes estão se comportando no mercado. Assim, está poderá lhe ajudar a ser mais competitivo no mercado, podendo lhe auxiliar a encontrar um preço mais assertivo para os seus produtos, otimizando a sua margem de lucro e contribuindo para que o empreendimento seja mais competitivo no mercado, o que é essencial para as empresas.

Como a consultoria financeira empresarial funciona?

A consultoria financeira empresarial trabalha de acordo com 4 princípios fundamentais:

  • Comunicação
  • Personalização
  • Transparência 
  • Eficiência

Nesse sentido, os consultores colhem as informações mais relevantes para a realização das análises, comunicam-se com o cliente e entendem quais são as principais dificuldades da empresa. A elaboração de um projeto por uma consultoria empresarial segue métodos técnicos e minuciosos que se baseiam em estudos econômicos e financeiros da situação da organização. Esse processo inteiro é marcado por reuniões frequentes com os clientes para assegurar que os resultados obtidos sejam o mais adequados possível às necessidades do negócio. 

Após o desenvolvimento do projeto, a consultoria empresarial apresenta soluções personalizadas que sugerem métodos de planejamento financeiro e formas de otimizar as operações da empresa. Com essas informações, o cliente é capaz de tomar as decisões mais eficientes e garantir a prosperidade de seu negócio.